Escrita greco-ibérica
Aspeto
Este artigo ou secção contém uma lista de referências no fim do texto, mas as suas fontes não são claras porque não são citadas no corpo do artigo, o que compromete a confiabilidade das informações. (Agosto de 2021) |
O alfabeto greco-ibérico é uma escrita paleo-hispânica que expressa língua ibérica, como a escrita ibérica suroriental e a escrita ibérica nororiental. Esta escrita é uma adaptaçao directa do alfabeto grego jonio. A sua utilização é conhecida no século IV a.C. no sudeste da Península ibérica (Alicante e Murcia) lado a lado com testemunhos da escrita ibérica suroriental e da escrita ibérica nororiental. Os seus textos apresentam-se sempre da esquerda para a direita.
Bibliografia
[editar | editar código-fonte]- Gómez-Moreno, Manuel (1922): «De Epigrafia ibérica: el plomo de Alcoy», Revista de filología española 9, pp. 341-366.
- Hoz, Javier de (1987): «La escritura greco-ibérica», Veleia 2-3, pp. 285-298.
- Hoz, Javier de (1998): «Epigrafía griega de occidente y escritura greco-ibérica», Los griegos en España, pp. 180-196.
- Rodríguez Ramos, Jesús (2005): «Introducció a l’estudi de les inscripcions ibèriques», Revista de la Fundació Privada Catalana per l’Arqueologia ibèrica 1, pp. 13-144.
- Untermann, Jürgen (1990): Monumenta Linguarum Hispanicarum. III Die iberischen Inschriften aus Spanien, Wiesbaden.
- Velaza, Javier (1996): Epigrafía y lengua ibéricas, Barcelona.